terça-feira, 18 de agosto de 2015

Conceitos Vitoriosos


Como Comandar Seu Exército? 

Falaremos agora, e no próximo artigo sobre alguns conceitos básicos que precisam ser aprendidos logo de início com relação a condução da peças do seu exército.

Todos esses conceitos precisam ser apresentados para que você comece evoluir em sua forma de jogar desde já.

No início parece que é muita informação, e de fato é. Porém, conduzir seu exército é como dirigir um carro no início são muitos detalhes, mas com o tempo fica normal e automático. Esses conceitos serão abordados várias vezes durante o curso. Mesmo que não assimilar tudo agora. NÃO TEM PROBLEMA. Com o tempo tudo vai se encaixando, com o tempo você ficará bem familiarizado e com tempo seus conceitos vitoriosos ficarão cada vez mais complexos.

A Dama
Evite ativar sua dama logo no início do jogo. Se ela for atacada você terá que protegê-la, recuando ou interpondo outra peça. Essa movimentação forçada da dama ou de outras peças pode dar vantagens ao adversário logo de início. Veja no jogo abaixo o que acontece quando esse simples conceito não é observado.


Ele quebrou um dos mandamentos do xadrez: “Não saias com sua dama logo no início do jogo”.

Posted by Ismart Chess on Terça, 18 de agosto de 2015

 
Lembre-se de ter cuidado para não perder sua dama, pois jogo praticamente ficará perdido, e também nem limitar demais seus movimentos.



As Torres

Sempre que puder “dobre as torres” colocando-as numa mesma fila ou coluna. Conseguir colocá-las na penúltima fila (2 ou 7), lhe dá um grande poder, pois restringirá os movimentos do rei adversário.

Procure controlar as colunas abertas (colunas que não têm peões, mas podem ter peças) e as colunas semiabertas (colunas com peões adversários) com as torres. Evite deixar suas torres em colunas fechadas (colunas com seus próprios peões).

Se conseguir ajudar suas torres com a dama (e vice-versa) terá um poder de ataque e defesa muito forte, principalmente se estiver mais próximo do centro.

 
Os Peões

No final do jogo os peões são MUITO IMPORTANTES, pois eles são os únicos que podem ser promovidos nesse jogo. Ao chegarem na última do fila poderão se transformarem em uma DAMA!!!

Eles também formam a “espinha dorsal” da estratégia, portanto NUNCA os menospreze OU os desperdice.

Evite deixar um peão na frente de outro. Ao contrário das torres, peões “dobrados, são FRACOS. O peão que está atrás não pode defender o que está na frente. Além de impedir o avanço do peão do que está atrás, também cria um “buraco” na coluna de onde saiu.

Sempre que tiver que escolher que um de seus peões capture alguma peça, dê preferência para capturar de modo que fique mais do centro.

Se por algum motivo não souber qual peça mover, observe os seus peões. Geralmente poderá adiantar algum deles com a intenção de promoção, controlar o centro, ameaçar uma peça adversária, ou prevenir-se contra um possível ataque.


No próximo artigo falaremos sobre o bispo, o cavalo e o rei. Assim saberá como os principais conceitos de utilizar bem peças de seu exército.

Nenhum comentário:

Postar um comentário