quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Os Primeiros Passos para Mudar de Nível

 
Em resposta a pergunta: “Por Onde Começar?” da postagem anterior, falaremos a respeito dos primeiros passos necessários para evoluir no xadrez.

O primeiro passo é saber em que nível está. Para isso é necessário que saiba qual é o seu RATING (classificação) atual. 

Mas, como saber? É muito simples. Inscreva-se num site de xadrez para jogar online gratuitamente. Depois de umas 100 partidas ou mais, seu o nível real vai aparecer. Abaixo estão três sugestões de sites.


Existem muitos outros, mas sugerimos esses pelas razões explicamos abaixo.

No Chess Tempo além de você poder jogar online e descobrir seu rating, você também pode fazer alguns treinamentos gratuitos, como finais de jogo e tática. Esse site tem gráficos para que você visualize seu desenvolvimento.

Por falar em finais de jogo, muitos quando iniciam no xadrez acham que estudar abertura é o primeiro passo a ser tomado, mas não é. De fato, é mais importante estudar finais de jogos no início, do que estudar aberturas. Mas, isso veremos mais para frente o motivo.

O Chess.com por estar incorporado ao Facebook tem milhares de jogadores de todas as partes do mundo. Você vai jogar com pessoas de ilhas que nem imagina que exista. Talvez pela quantidade de jogadores é um dos mais difíceis. Algo interessante desse site são os torneios. Na versão gratuita você pode participar de 3 torneios por semana.

O Chess24 além de ter um gráfico bem agradável, você recebe premiações simbólicas com troféus para mostrar seus avanços. Também é possível jogar contra o computador de acordo com seu nível.

Se ainda não sabe qual é seu rating, inscreva-se num dos sites acima e mãos à obra. Se você já sabe qual é o seu rating, ótimo uma coisa a menos. Continue acompanhando e verá que seu nível de jogo vai melhorar gradativamente.

Para receber nossas lições gratuitamente, inscreva-se no site para recebê-las por e-mail.

No próximo artigo falaremos sobre os 5 mandamentos do xadrez que precisam ser praticados desde o início.

Eles te ajudarão a evitar muitos erros e autossabotagens que não te deixam evoluir.

LINKS RELACIONADOS

Início      -      Seguinte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário